sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1940 - " O MAIS QUERIDO " Inauguração do Pacaembu

"Depois daquele dia 27 de abril de 1940, a data de inauguração, o futebol, paulista e brasileiro, nunca mais foi o mesmo. O surgimento do Pacaembu, o maior e mais moderno estádio da América Latina na época, com capacidade para 70 mil torcedores, deslocou o eixo do futebol do Rio para São Paulo. E passou a ser não somente um acontecimento esportivo, mas também social, tornando-se um verdadeiro ponto de encontro da população paulistana.

As representações de Corinthians e Palestra Itália foram ovacionadas pelas suas torcidas ao entrarem em campo. Todavia, nada igual à recepção tricolor. O estádio veio abaixo com a entrada da delegação do São Paulo, que, além do nome, trazia na camisa as cores da bandeira paulista. Era uma resposta do público ao presidente Getúlio Vargas, odiado em São Paulo desde a Revolução Constitucionalista de 1932. As manifestações de apoio ao São Paulo vinham de todas as partes, das camadas populares nas arquibancadas ao setores mais nobres do estádio. A multidão em peso se levantou aplaudindo e gritando entusiasticamente:

- São Paulo, São Paulo, São Paulo! - apontando para a tribuna de honra, onde estava o presidente Getúlio Vargas.








Aos que acham o relato exagerado, segue um trecho da reportagem que a Folha da Manhã fez acerca o fato:

O público esportivo propriamente dito demonstrou quanto é querido o S. Paulo F.C., pois, ainda que apresentasse pequena turma, recebeu calorosas palmas, sendo o nome ovacionado deliberadamente.








No dia seguinte à cerimônia, o diário A Gazeta Esportiva estampava em sua manchete com letras garrafais: "O Clube Mais Querido da Cidade", acompanhada de uma foto da delegação tricolor que desfilou pelo estádio. Pouco tempo depois, talvez instigado com o inesperado sucesso da turma são-paulina, o Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP) promoveu um concurso público, aberto a todos os torcedores, para saber, afinal, qual era o clube mais querido da cidade.

Os favoritos eram Corinthians e Palestra Itália, com torcidas bem mais numerosas do que a nossa. Porém, como o São Paulo veio ao mundo para derrotá-los, sempre crescendo nos momentos mais adversos, eis que vencemos o referido concurso: foram 5.523 votos, mais do que as votações recebidas por Corinthians e Palestra somadas (2.671 e 2.593 respectivamente).


3 comentários: